Bonito 2017

O ano de 2017 mal começou e partimos eu e minha esposa, Adriana, para mais uma aventura: Bonito. Sabe onde fica? No estado de Mato Grosso do Sul.

Uma viagem cansativa. Essa é a primeira impressão quando chegamos do Rio de Janeiro a Bonito.  Passo a relatar o dia a dia do passeio:

Dia 05 de janeiro:

Saída do Galeão as 5 da manhã. Chegada em São Paulo e espera até as 8h para um voo de 1h20m até Bonito. Não esquecer de atrasar os relógios em 1h.

O pessoal da agência já nos esperava quando desembarcamos em nosso destino final. Eram quase 9h (hora local).

Aguardamos a saída da van as 9.30h para iniciar uma jornada de 4h do aeroporto de Campo Grande até Bonito.

Essa é, sem dúvida, a pior parte. Ainda mais quando a van está cheia e você senta no último banco. 2 horas de estrada e chega a hora do almoço. 30 mim de pausa para encararmos os últimos 140 quilômetros de estrada.

Uma rápida parada na agência para acertarmos o pagamento final relativo aos traslados e passeios que faremos nos dias seguintes.

Chegada ao hotel para o merecido descanso e conhecer um pouco a cidade, que dista 15 minutos do centro de Bonito. Uma breve caminhada que fizemos.

A primeira parada foi diante de uma placa que dizia “Sorvete Assado”. Uma sorveteria como outra qualquer, mas que oferece  essa opção. Escolhe-se 2 sabores de sorvete. Num pote pequeno eles vão ao forno por 5 minutos. Novidade também foram os sabores escolhidos: Bocaiuva e Jaracatiá. Nota 10 essa nova experiência.

Veja como é preparado e servido o sorvete. Esse pote vai ao forno e depois à mesa! 

 

sorvete assado em Bonito

 

A noite o jantar servido foi o peixe local, que aparentemente, só encontrado em Bonito: Piraputanga. Muito gostoso e vale a pena provar.

Nosso primeiro passeio no centrinho de Bonito. 

Eu e Adriana em Bonito

 

Os  peixes na praça são as atrações principais e parada obrigatória para fotos:

 

Peixes na praça em Bonito                 Peixe na Praça em Bonito

 

Dia 06 de janeiro:

Dia de conhecer a Gruta do Lago Azul e fazer o passeio Bote do Rio Formoso.

A primeira atração é simplesmente incrível. Distante 24 quilômetros de bonito e pasando por uma péssima estrada de chão, chega-se ao atrativo. Depois de uma breve introdução caminhamos cerca de 300 metros apenas. Estávamos no início da gruta. Água cristalina com composição de magnésio e calcário preenchem esse buraco lindíssimo; fazendo da Gruta Azul a atração mais visitada de Bonito. Os turistas não podem se banhar na água. Apenas fotos são permitidas. Como as que vocês veem abaixo:

 

Gruta do Lago Azul em Bonito           Caminhando na Gruta Azul

Depois da gruta, fomos para um almoço rápido no centro da cidade. O passeio Bote no Rio Formoso nos aguardava. 

Nesse passeio não é possível levar câmeras ou qualquer objeto com você. Não é considerado rafting, mas passamos por algumas corredeiras. São pequenas e nada que deixe a pessoa apavorada. Portanto, como não levamos câmeras, não há fotos. Os registros ficam na memória. Valeu a pena. Bem relaxante e com tempo de sobra para mergulho no rio Formoso.

Dia 7 de janeiro:

Um tempinho antes de sair para o dia de hoje. Peguei um panfleto que enumera as atividades disponíveis em Bonito: são 29 listadas! Acontece que os guias já nos disseram que há cerca de 40 atrativos na cidade. Vamos ao que está relacionado no panfleto:

  1. Estância Mimosa
  2. Flutuação no Rio da Prata
  3. Lagoa Misteriosa
  4. Balneário Municipal de Jardim
  5. Balneário do Assis
  6. Buraco das Araras
  7. Nascente Rio Sucuri
  8. Barra do Sucuri
  9. Praia da Figueira
  10. Gruta do Lago Azul
  11. Abismo Anhumas
  12. Grutas de São Miguel
  13. Gruta de São Matheus
  14. Bóia Cross / Arvorismo Cabanas
  15. Rio Formoso
  16. Bonito Aventura
  17. Balneário Municipal de Bonito
  18. Reserva Ecológica Baía Bonita
  19. Ybirá pê Arvorismo
  20. Balneário do Sol
  21. Passeio de Bote
  22. Balneário Ilha Bonita
  23. Eco Park Porto da Ilha
  24. Parque das Cachoeiras
  25. Nascente Azul
  26. Gruta Mimoso
  27. Rio do Peixe
  28. Ceita Corê
  29. Boca da Onça

Fim de tarde e hora de compartilhar com vocês como foi o dia.

Começo dizendo que hoje fiz o melhor passeio da minha vida!!

Distante 30 minutos de Bonito a  Fazenda do Rio da Prata oferece toda a infra-estrutura para melhor acomodar o turista.

Depois de uma breve explicação sobre o que iríamos fazer, era hora de vestirmos nossa roupa para flutuação.

Preparativos para a flutuação no Rio da Prata

 

Uma caminhada de 40 minutos nos esperava até o Rio Olho D’água. Diferentes árvores em uma trilha muito bem conservada. Assim foi o nosso trajeto até a nascente do Olho D’Água. O Ipê Roxo é um dos destaques da mata:

O belo Ipe Roxo em Bonito

Essa bela caminhada termina encontrando com águas cristalinas. A aventura estava só começando...

De início ficamos em uma área de treinamento. O guia quer ter a certeza que todos consiguirão fazer a flutuação. Simples. Todos conseguimos. Veja essas fotos do treinamento:

 

Iniciando o mergulho em Bonito          Área de treinamento antes da flutuação no Olho D'água

 

Quando colocamos a máscara de mergulho, vem a surpresa: estávamos dentro de um aquário gigante! Essa é a melhor maneira de definir o que estávamos experimentando. E o melhor ainda estava por vir.

Deixamos essa área para fazer uma descida de 30 minutos. As fotos em seguida mostram a exuberância do local. Simplesmente fantástico como vocês podem ver:

 

Dourado no Olho D'água         Lindo mergulho com peixe em Bonito

 

Peixe no rio em Bonito          Mergulhando em Bonito. Demais!

 

merguho em Bonito MS

 

Não fazemos a flutuação no Rio da Prata. A água é turva devido as chuvas na região. Quando isso ocorre, os passeios ficam por pelo menos 15 dias sendo feitos apenas no Olho D’Água. Não há o menor problema, pois no Rio da Prata, por ser bem largo, e a água mais turva, não oferece a mesma qualidade d’água.

Veja o jacaré que encontramos na volta!

Jacaré em Bonito

Foi um dia realmente inesquecível! 

Dia 8 de janeiro:

Menti pra mim mesmo quando disse que a flutuação no Rio da Prata (Olho d'água) foi a coisa mais bonita que já havia visto na vida.

O dia estava começando e seria marcado por uma surpresa incrível: A Nascente Azul. É também um passeio de dia inteiro, mas termina por volta das 14h. O que é excelente, pois dá tempo para desfrutar do almoço oferecido na sede da fazenda.

Saímos para uma breve caminhada para colocarmos as roupas de mergulho. Nos deparamos com cachoeiras pequenas, mas lindas, que vão em direção ao Balneário da Capela.

  Caminho para a Nascente Azul

Um fácil caminho nos aguardava até a Nascente Azul. De longe o espetáculo já ia surgindo... Na foto abaixo vocês já podem viazualizar a nascente no fundo da foto.

 

Nascente Azul em Bonito

 

Há uma pequena plataforma de madeira no local. É de lá que os mergulhadores descem e podem ficar cerca de 15 minutos na nascente. Veja nessa foto:

A beleza da Nascente Azul

Difícil descrever a experiência que é mergulhar nessas águas. As fotos também, por sua vez, não dão a dimensão da enorme beleza do local. Mas, sem dúvida, elas, melhores que as minhas palavras, podem colocar água na boca do futuro visitante desse paraíso que se chama Nascente Azul. Espero que gostem das fotos. Colocando o mouse sobre cada uma delas, aparece sua descrição (em todas as fotos dessa página também).

 

Fundo da Nascente Azul          Eu na Nascente Azul           Peixes na Nascente Azul

Um retorno tranquilo até o Balneário da Capela, local onde iniciamos nossa caminhada. Desse vez era hora de aproveitar o local! Havia caiaques, tirolesa e uma pequena cachoeira. Foi também o local do nosso almoço.

 

Caiaque no Balneário da Capela

 

                                      Tirolesa no Balneário da Capela           Tirolesa no Balneário da Capela

 

                                      Adriana na cachoeira. Balneário da Capela            Eu na cachoeira no Balneário da Capela.

 Dia 9 de janeiro:

Estânica Mimosa foi o nosso último passeio.

Dias inesquecíveis vivemos em Bonito e não foi diferente quando fui conhecer a Estância Mimosa. O passeio  inicia com uma caminhada com guia, depois de alguns metros, começamos a conhecer as cachoeiras, que são sete. Megulhamos em todas, lindas, deslumbrantes, singulares. Foram momentos de relaxamento e encanto. 

 

Seriema na Estância Mimosa          Seriema na Estância Mimosa

 Logo na entrada nos deparamos com essa linda seriema. Ave típica da região.

 

Cachoeira na Estancia Mimosa em Bonito         Mais uma linda cachoeira na Estancia Mimosa

As cachoeiras vinham logo em seguida.  

 

Diversão na Estancia Mimosa                Eu na Estância Mimosa

Diversão e ralaxamento garantidos nas lindas cachoeiras da Estãncia Mimosa. 

 

Mais uma cachoeira na Mimosa                   Mais uma cachoeira na Mimosa

Tivemos tempo para mergulho com um guia muito atencioso, Sergio Reis. Isso mesmo: piadas não faltaram relacionando o seu nome ao do cantor sertanejo.

Vamos então a um breve resumo das atividades que fizemos em Bonito:

  1. Gruta do Lago Azul e Bote no Rio Formoso. Duas atividades nesse dia.
  2. Flutuação no Rio da Prata. É um passeio de dia inteiro. Você não pode combiná-lo com nenhum outro.
  3. Nascente Azul e Balneário da Capela. Também é um passeio de um dia. Fizemos a nascente Azul pela manhã e depois relaxamos e almoçamos no Balneário. Você pode fazer ao contrário caso não haja horário pela manhã para ir a nascente. Não recomendo, pois você não quer mergulhar depois de um farto almoço no balneário. Um sol forte juntamente com aquela moleza depois do almoço...não é a combinação ideal. Como fizemos sim: um passeio espetacular e, em seguida, tempo para curtir a tirolesa uma pequena cachoeira, almoço, mais relax...
  4. Estância Mimosa. Um lugar lindíssimo onde visitamos e mergulhamos em 7 cachoeiras! Também não há a possibilidade de encaixar nenhum outro passeio. 

Depois de conversarmos com os guias e com os turistas, esses são os passeios imperdíveis e já anotados para serem feitos em nossa próxima viagem:

  1. Rio do Peixe. Passeio de dia inteiro e com o melhor almoço oferecido. Aliás todos sempre mencionaram esse o almoço.
  2. Buraco da Onça.
  3. Abismo Anhúmas.

Gostou do roteiro? Pensa em ir ou conhece alguém que pretende ir a Bonito? Compartilhe essa página!

Até a próxima aventura!

Veja algumas das minhas viagens:

Europa 1991                            Beto Carrero 2016
CE, RN e PE 1993                  João Pessoa 2016
Europa 1996                           Bonito 2017
Fiji 2010
Europa 2011
Tonga 2013

Seu pacote de viagem com a qualidade que você merece. Deseja um roteiro próprio? O que voce tem em mente? Juntos organizamos a viagem do seus sonhos!