Qual o seu tipo de acomodação?

Hotel, Pousada on B&B?

Uma vez comprada as passagens aéreas, o segundo passo deve ser organizar a acomodação. A maioria das pessoas querem algo confortável e não muito caro pois, como dizem, ‘passaremos o tempo todo na rua e hotel é só para dormir’. Alguma pesquisa deve ser feita quando analizamos essa última frase, pois você pode cair numa armadilha. Pode ser muito barato e simplesmente não existir. Pode ser muito barato e ser um péssimo hotel. O que adianta economizar se você fica revoltado e de mau humor durante as suas férias? Existe sim um meio termo, e para isso é preciso, sem dúvida, fazer o seu dever de casa – pesquisar!

O que reservar? Um hotel, uma pousada ou um B&B?

3 aspectos principais devem ser considerados na escolha da sua ‘casa longe de casa’, ou como dizemos em inglês, ‘home away from home’.

1) Preço. É sempre o primeiro ítem em nossa lista. Mas é importante saber o que está realmente incluído no que está anunciado no site de buscas de hotéis ou no próprio site da acomodação. Inclui todas as taxas? Café da manhã? O quarto é muito simples com uma localização ruim, voltado para uma rua de muito movimento e barulhenta? Todas essas dúvidas podem ser tiradas mediante um simples email enviado para o hotel, pousada ou b&b.

Vale lembra que normalmente em ordem do mais barato para o mais caro temos: pousada, hotel e b&b.

2) Localização. De um modo geral podemos dizer que a acomodação mais em conta é aquela longe da cidade e mais próxima do aeroporto. Muitas pessoas optam por ficar próximo ao aeroporto por duas razões: para economizar e para evitar surpresas como engarrafamento, chegar na hora no aeroporto e assim não perder o voo. Discordo totalmente dessa opção. Ficando perto do aeroporto você gastará muito com transporte de ida e volta para a cidade, gastará muito com os passeios e tours que fará, pois os operadores de turismos saem da cidade até o seu hotel e cobram por isso! No entanto, pegam as pessoas nos hotéis (de graça!) no centro da cidade. O outro motivo para buscar uma acomodação próxima ao aeroporto deve-se ao fato de que muitos ficam nervosos e preocupados em perder o voo, optando assim por um acomodação distante apenas 5 ou 10 minutos do aeroporto. Discordo também. Você pode econimizar muito ficando na cidade e não pagando por todos esses traslados. Vejamos: Caso você se hospede a 30 minutos do aeroporto, basta que você parta com 1 hora e 30 minutos de antecedência (das 3 horas solicitadas pelas empresas aéreas). Você terá 1 hora de margem para chegar e mais 1 hora. Você ainda pode fazer o check-in faltando 2 horas para a partida do seu voo. 2 horas (parado no transito) é um engarrafamento terrível e nunca em minhas viagens isso aconteceu. Exemplo: seu voo está marcado para as 7 horas da noite e você está a 30 minutos do aeroporto. Você deve deixar seu hotel as 3 horas da tarde. 1 hora e 30 minutos (no máximo!) significa chegar no aeroporto as 4 e meia da tarde, ou seja, 2 horas e meia faltando para o seu voo. Tempo de sobra!

3) Privacidade.

Hotéis são impessoais. Não quer falar com ninguém e não quer conhecer novas pessoas? Um hotel seria a opção mais indicada.

Pousadas são geralmente a opção mais em conta. Com menos quartos, você tem grandes chances de esbarrar nos hóspedes e uma conversa acontecer. Já num B&B (bed and breakfast), que é um tipo de pousada, você com certeza vai interagir com os outros hóspedes! Muitas vezes o próprio dono mora na casa (convertida num B&B) e vai conversar muito com você. Faz parte do trabalho dele como anfitrião. O café da manhã será servido com a maioria das pessoas presentes.  Existem  B&B’s fantásticos e caríssimos.

Ainda está na dúvida? Pesquise em fóruns de turismo, revistas online e blogs de turismo. Eles oferecem ajuda valiosa. E, é claro, querendo uma opinião, basta nos contactar.

Dicas de Viagem

Monte seu roteiro de viagem. O que você deseja conhecer?

Quanto dinheiro levar? E de que forma?

Seguro de viagem. Fazer ou não?

Como encontrar a melhor acomodação? Hotel, pousada ou B&B?

É preciso tirar visto? Quais os países que exigem vistos para brasileiros?